A ideia surgiu do próprio delegado do 32º DP, que diz que o intuito é mudar a forma de fazer segurança pública
Quem procurar a Delegacia do 32º Distrito Policial, no bairro Bom Jardim, vai se deparar com muros coloridos, cheio de desenhos feitos por grafiteiros, que visam transmitir mensagens de paz à população. Há cerca de um ano, a unidade foi alvo de vândalos, que picharam os muros e até uma viatura policial. A intervenção deixou moradores divididos. Enquanto uns concordaram, outros dizem que não é adequado para uma delegacia.
A ideia surgiu do próprio delegado, Jacob Stevenson, titular do DP. Segundo explica, o intuito é mudar a forma de fazer segurança pública na cidade. O delegado arrisca dizer que o que está sendo feito no bairro serve de referência para todo o País.
"A polícia não é mais uma polícia que entra e saí, ela entra, permanece e se relaciona com a comunidade, participa de programas preventivos, acolhe a população e trata a todos, independentemente de sua classe social, com o mesmo respeito e dignidade que todo cidadão merece", afirma.
Stevenson acredita que, cedendo espaço para intervenções como essa, do grafite, estará afastando os jovens do Bom Jardim das quadrilhas. Acrescenta que o sucesso do trabalho policial depende da credibilidade e da boa imagem que a população tem em relação à instituição. "A partir do momento em que os policiais ganham confiança, credibilidade e respeito entre os membros da comunidade, terão maior facilidade para atuar estratégica a funcionalmente", destaca.